segunda-feira, 4 de março de 2013

CONSCIENTE x INCONSCIENTE

Começar a desmistificar o ser criança, foi uma das maiores contribuições da psicanalise. Freud diz que as crianças desde cedo já possuem vontade de fazer sexo e/ou de matar. A sua ideia naquela época, não foi bem recebida, pois as crianças eram vistas como belos anjos puros de pecado que habitam nosso meio. Porém, essa foi a maior das contribuições. Esse desejo de matar e ter nossos pais como nossos companheiros já não mais lembramos pois está localizado em nossa parte inconsciente da psique, mas sabemos que somos como os passarinhos, que tentam matar os irmãozinhos para ter atenção.
Ao longo do tempo nossos comportamentos, tanto os positivos quanto os negativos vão sendo filtrados e selecionados para o nosso bem, é o que chamamos de seleção natural.
Explicando melhor essas seleções sabemos que as funções cerebrais batem na psique e são chamadas de pulsão. Elas vão bater no cérebro e vão gerar a pulsão que vai gerar a energia, essa energia básica que move toda a psique, a chamamos de libido.
CENA PRIMÁRIA
A parte consciente é o que vamos e fazemos atualmente. Nossos desejos mais primatas foram para a parte inconsciente.
Entre eles há uma barreira. É difícil trazer algo do inconsciente para o consciente. São momentos de muita angustia e dor.
A psicoterapia vai trabalhar os meios de defesa, ela vai tentar furar essas barreiras, e não vai ser bom, pois você vai entrar em catártico, que é a superação, o enfrentamento, mas depois que isso passar, ai você vai ficar de boa, e a vida vai seguir.
1ª TÓPICA
O pré-consciente é onde a informação não sofre nenhum problema em vir para o consciente, ela não causa medo.
2ª TÓPICA
Esse parte representativa chamada EGO está dividida, uma parte está no consciente e a sua outra metade,  o SUPEREGO também. A maioria das coisas que fazemos é inconsciente (não sabemos que estamos fazendo).
ID significa ISSO... exatamente ISSO eu não vejo. Eu sei o que é, mas eu não consigo “nomear” . Quando eu nomeio eu consigo trazer pro consciente. Na parte ID, tudo é festa (matar é festa, comer carne é festa).
O EGO sou eu. Ele faz a imediação entre o SUPER EGO (o que devo fazer) – (vontades imediatistas) e a realidade. O EGO é o equilíbrio dos desejos e do mundo real.
O SUPEREGO é o super eu. E ele vem dizer o que eu devo fazer, e se isso é o correto, então eu devo fazer. Pessoas ranzinzas tem o superego elevadíssimo.
Freud entende que o método catártico dele é o mesmo de Breuer. O que ele fez foi apenas interpretar os métodos em 1ª e 2ª tópica.
Então fica assim definido: 
A abordagem da psicologia que traz os comportamentos do inconsciente para o consciente é a psicanálise.
A abordagem da psicologia que constrói primeiro uma regra de comportamentos e os traz para o consciente é o behaviorismo.
Escondemos os conteúdos no inconsciente pois não conseguimos ficar a todo momento lembrando de todas essas coisas (pois são coisas obscuras). Quando tudo começa a ficar mais sério, a mente logo se trata de bloquear esses pensamentos.
O esquecido é algo penoso, resultado de um evento ruim, pode também ser algo bom que se perdera ou que fora intensamente desejado. Freud chamou de repressão esse processo psico que visa encobrir, desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa na origem do sintoma.
Define-se então psicanalise enquanto teoria, um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. E enquanto método de investigação: método interpretativo, busca de significados.
A maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referem-se a conflitos de ordem sexual.
Esses conflitos tem como ocorrência nos primeiros anos de vida. 
A função sexual existe desde o principio da vida não somente a partir da puberdade.



Postagem feita por: Gustavo Nunes


3 comentários:

  1. O inconsciente é um turbilhão de sensações em chamas, uma grande batalha...

    ResponderExcluir
  2. O Inconsciente, jamais será consciente diretamente, podendo ser captado apenas indiretamente e por meio de técnicas especiais de interpretação desenvolvidas pela psicanálise.

    ResponderExcluir
  3. a terceira figura foi vc que fez ou vc retirou de algum lugar?

    ResponderExcluir