segunda-feira, 4 de março de 2013

Teorias de Sigmund Freud

 Uma das mais importantes descobertas de Freud é a de que há uma sexualidade infantil: o psiquismo humano forma se a partir dos conflitos que, desde o nascimento, confrontam os instintos sexuais (a libido) e a realidade. pode se dizer que, nos somos o resultado da historia da nossa infância. Outra descoberta é a de que a nossa mente consciente não controla todos nossos comportamentos, ou seja não somos donos de nós mesmos. 
Todos os nossos comportamentos resultam de uma fonte inesgotável e as nossas manifestações resultam de muitas formas. dentro dessa fonte esta EROS nome dado a libido, o desejo sexual; e THANATOS que é impulso de morte, ligado á agressividade.
O inconsciente assemelha se aos conteúdos instintivos da mente, e aos conteúdos recalcados ao longo da historia de vida do individuo, ou seja, conteúdos da nossa infância que hoje repudiamos, como por exemplo o desejo pelo pai ou pela mãe, ou o sentimento de matar. Por isso o inconsciente não esquece nada, todos os incidentes ao longo da vida ficam retidos e estão com a mesma força e vivacidade. O inconsciente é imune ao tempo. 



Fotos: Olhares.com    


Samara Almeida

2 comentários:

  1. Emanuel Kant se referia a mente como ÂNIMA. E segundo ele, uma metade da ânima é uma parte não-consciente e quanto a isso, recomenda não investigar, pois você pode descobrir o que não quer. Esse descobrir o que não quer, está incluso o desejo de matar ou o desejo de possuir os pais.

    ResponderExcluir
  2. Sim, correto! Kant se referiu ao inconsciente como a metade da mente, por isso ele optou estudar o campo consciente da mente. E falou que seria bastante perigoso e doloroso estudar o inconsciente.


    Ass. Samara Almeida

    ResponderExcluir