sábado, 9 de março de 2013

As Estruturas do Aparelho Mental: Ego, Superego e ID -

Freud sugeria, já em seus primeiros trabalhos, a divisão da mente entre uma parte consciente e outra inconsciente. Segundo ele, a parte consciente da nossa mente é a menor delas, revelando apenas uma parte superficial da nossa personalidade. Já a parte inconsciente da mente seria onde nossos instintos herdados da evolução estariam localizados, ou seja, as pulsões que influenciam todo o comportamento humano. Usando a metáfora do iceberg, a parte consciente da nossa mente seria apenas a ponta do iceberg - se comparada com o a parte submersa, ou o inconsciente, o topo do iceberg parece insignificante em comparação com a imensidão e complexidade da parte submersa.

Assim como um Iceberg, nossa mente é muito maior e complexa
do que a superfície deixa transparecer


Nosso aparelho mental é, ainda, dividido em três estruturas básicas: O Ego, ID e Superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da nossa personalidade e são responsáveis pelo modo como interagimos com outras pessoas e com o mundo. Segue abaixo uma breve explicação sobre cada uma dessas estruturas:


O ID: Do alemãe es, "isso". São nossos impulsos mais primitivos, herdados da evolução da espécie (a libido, paixões, agressividade...), nossas pulsões de vida e morte. É regido pelo princípio do prazer e é uma parte totalmente inconsciente da nossa mente.

O Superego: Do alemão Überich, "supereu". Seu conteúdo faz referência à exigências sociais, morais e culturais. O superego nem sempre é consciente e tem como função conter impulsos enviados pelo ID e que vão contra às regras aprendidas de normas morais da sociedade. É responsável por sentimentos como culpa e remorso.

O Ego: Do alemão Ich, "eu", o Ego é o modo como agimos e nos mostramos aos outros. O Ego é regido pela razão: tem como função regular a busca da satisfação de desejos com as exigências morais e valores da sociedade. Ou seja, o Ego existe para equilibrar o os desejos do ID e as exigências do Supergo.


O Ego e o Supergo tem partes conscientes e inconscientes, enquando o ID é insconsciente em sua totalidade.

Devido a essa interação entre as diferentes estruturas, muitas vezes a parte inconsciente ego procura maneiras para proteger-se dos fortes impulsos provenientes do ID, gerando assim os Mecanismos de Defesa da Mente

André Mota

2 comentários:

  1. Realmente foi uma grande sacada o uso do Iceberg para representar a proporção do consciente e inconsciente!
    Parabéns...

    ResponderExcluir