- A abordagem psicodinâmica tenta entender o comportamento em termos do funcionamento da mente, com ênfase na motivação e no papel da experiência passada.
- A teoria psicanalítica enfatiza a importância do determinismo psíquico e das pulsões inatas, o papel da mente inconsciente e a continuidade do comportamento normal e anormal.
- Ao discutir o conteúdo da mente, Freud distinguiu entre a mente consciente e o subconsciente (compreendendo no pré- consciente e no inconsciente).
- A teoria da personalidade de Freud considera o comportamento em termos dos relacionamentos dinâmicos do Id, do Ego e do superego.
- Freud descreveu o desenvolvimento em termos de cinco fases psicossexuais, distinguidas por mudanças no modo de gratificação básico: oral, anal, fática, de latência e genital. Cada fase é marcada por desafios e por conflitos específicos; destes, o complexo de Édipo (na fase fálica) talvez seja o mais importante em termos do desenvolvimento posterior.
- A psicanálise, fazendo a suposição do determinismo psíquico, considera que todo comportamento tem significado; consequentemente, Freud observa-va tudo, desde os sonhos até as parapraxias (atos falhos) e a arte como expressões da dinâmica da mente.
- Lida-se com a ansiedade, que resulta de conflitos internos do individuo, através do uso de vários mecanismos de defesa, como o deslocamento e a repressão, que reduzem a ansiedade distorcendo a realidade, em vez de resolverem o conflito.
- Embora muito abrangente, a teoria de Freud tem limitações (incluindo problemas de verificabilidade) e, mesmo em seu tempo de vida, teorias concorrentes foram desenvolvidas, inclusive várias por seus ex-discípulos.
- Os mais conhecidos dos discípulos de Freud são Carl Jung e Alfred Adler, que são considerados teóricos neofreudianos; outros teóricos psicodinâmicos, como Karen Horney e Erik Erikson, são em geral, encarados como teóricos psicodinâmicos não-freudianos.
- As teorias psicodinâmicas proporcionam uma abordagem distinta para o entendimento do comportamento; a principal dificuldade é encontrar uma maneira eficaz de avaliar as varias teorias existentes na abordagem.
Foto: Entre o purgatório e a (psic)análise Olhares.com
Samara Almeida
muito b bom o material .
ResponderExcluir